Naturalista

Aspecto Filosófico da Alimentação
As condições dos alimentos industrializados está cada vez mais deteriorada, porém, muitas pessoas mostram atitudes conformistas diante da situação. Há muito, algumas pessoas com interesse pela questão alimentar propagavam o que de fato a humanidade precisaria comer e de que maneira deveria fazê-lo.

Uma dessas pessoas se destacou pela sua forma de propagar seus conhecimentos e tinha previsto a situação atual, ele se baseou em conceitos como o respeito à Natureza e teorias sobre toxinas medicamentosas. Mokiti Okada passou seus conhecimentos e com o passar dos anos há muitos seguidores em muitos países.

Se as pessoas soubessem vivificar o sabor dos ingredientes e a refogar e cozer da maneira ideal, viveriam com mais saúde. O conteúdo que publicamos nesta primeira parte do estudo do Naturalista foi extraído do livro "Alimentação com Energia Vital. Visão de Mokiti Okada".

A alimentação que deveria preservar a vida está a ameaçá-la. Uma das causas tem sido os aditivos alimentares de efeito pernicioso. Mas, há outras causas como o hábito alimentar antinatural, criado pela civilização científica e tecnológica moderna da supremacia materialista. Estarmos em uma época de fartura de variedade e sabor de alimentos, o que propicia às pessoas a ingestão de nutrientes em excesso. Encarar o alimento como simples "ração" para matar a fome e em termos de custo por quilo de cada alimento são conceitos materialistas que devem ser modificados. Entender que os alimentos são vida, então, perceber que a Vida é sustentada pela vida e que viver é uma permissão da Natureza. A consciência da visão errônea da civilização ocidental que incrementa a felicidade por meio do domínio e da conquista da Natureza.

O homem é um elemento da Grande Natureza e que não consegue manter-se vivo sem coexistir com ela. portanto, isso nos torna conscientes de que nossa alimentação é muito importante, já que assegura a saúde física e espiritual, em consequência sustenta a vida do globo terrestre. O ato sagrado de se alimentar leva o homem a uma compreensão que ultrapassa a parte material. A vida é mantida por meio da alimentação e nos conduz à consciência da nossa espiritualidade e elevação.

Harmonia com a Natureza
Em seu estado natural, a Natureza é a própria Verdade, que é o próprio estado natural das coisas, por isso, serve de modelo para todos os projetos do homem e a condição vital para o sucesso. Para alcançar os objetivos almejados deve-se se basear na Lei da Natureza. Tudo que há no Universo acha-se em perfeita harmonia. A desarmonia é criada pelos homens e a sua causa é a ação antinatural. Se obedecer as Leis do Universo, todas as coisas se harmonizam e progridem normalmente.

Homem e Alimentos
Os alimentos são primordiais à todos os seres, para que possam se manter vivos. Foram concedidos de forma adequada a cada espécie. Ao homem, os que têm sabor já que as pessoas têm paladar, saboreando os alimentos e ficando satisfeito, absorve os nutrientes naturalmente, o que constitui a base da saúde. Basta a pessoa comer o que estiver desejando, porque é isso que ela está necessitando. cada um deve se alimentar de modo natural, sem se apegar às teorias da Dietética. É uma questão de exercício prático, já que a maior parte da  humanidade praticamente perdeu esse instinto natural, pois o próprio organismo pede aquilo que o corpo necessita. A verdade sobre a saúde está na adaptação e no respeito à Natureza.

Misteriosa Natureza
Quando o homem ingere um alimento, primeiro ele mastiga, passando pelas vias digestivas, o bolo alimentar vai para o estômago, em seguida para o intestino. As partes necessárias são absorvidas enquanto o resto é eliminado. Em todo esse processo vários órgão atuam, como o fígado, a vesícula biliar, os rins, o pâncreas e outros, que extraem, produzem e distribuem os nutrientes necessários ao sangue, músculos, ossos, pele, cabelos, dentes, unhas, etc. Assim é realizada a manutenção da vida incessantemente. Eis a obra da misteriosa Natureza em seu estado normal.

Compreensão
De que forma devemos nos alimentar para nos tornarmos saudáveis, mental e fisicamente? Necessário ter conhecimento sobre os alimentos e os métodos de preparo, além, de saber de que forma devemos viver. Uma vez que o hábito alimentar tem uma relação íntima com nossa forma de viver e de pensar, com as tendências da sociedade e quanto à essas, precisamos ter discernimento se elas enriquecem ou debilitam nossa vida.
A verdade é o próprio estado natural das coisas e o homem só consegue ser feliz, se tiver como modelo a Grande Natureza e viver em harmonia com ela.
O que gera essas tendências é o racionalismo dos modelos americano e europeu. Uma das características é a ideia de que a Natureza não passa de simples matéria inanimada, que pode ser explicada por meio de cálculos matemáticos., então, o ser humano e a Natureza ficam separados. Assim, prevalece no homem o pensamento de que é bom fazer experiências, dominar a Natureza, trabalhando-a par que lhe proporcione maior funcionalidade, praticidade, conforto e prazer. Esquece o homem, que ele também é um elemento que faz parte da Natureza, portanto, deve viver em harmonia com ela e não é o seu senhor.
O que é ser humano? É um ser individual, um ser social e um ser natural. O primeiro e o segundo itens se originam do terceiro.  A Natureza é um corpo vivo, ela possui força da vida que tem a capacidade de fazer crescer e evoluir por si mesma. Se o homem conseguir conscientizar-se de que ele é um ser natural, facilmente entenderá que precisa viver em harmonia com a Natureza.
A pretensiosa visão de senhor de todas as coisas, de que é privilégio do homem dominar a Natureza e manipulá-la de forma racional como objeto de uso, tem propagado a poluição ambiental, doenças degenerativas e outras enfermidades. pela intensificação do apego à matéria e pelo enfraquecimento dos laços familiares, as pessoas estão se aniquilando a si mesmas.
O homem deve viver de acordo com as reais necessidades do corpo e do sentimento, que são conduzidos Naturalmente, e não por imposição de conceitos materialistas. Basta a pessoa comer aquilo que estiver desejando, porque é disso que ela está necessitando, pois, um corpo saudável induz à vontade de comer o que o corpo mais está necessitando no momento. Viver de acordo com as Leis da Natureza não é viver como bem entender, mas ter uma atitude que não transgrida essas leis.

continua...




Nenhum comentário:

Postar um comentário